quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Pequeno leitor


1. Identificação:
Por CARINA APARECIDA HAMMEL KOVALSKI
PAULA MICHELE OLAZAR
Centro de Educação Infantil Arco Íris
Maternal 2, - 3 anos
Professoras: Carina e Paula
2. Tema:
Pequeno leitor
3. Conteúdos Contemplados:
3.1 Os números: (Matemática) contação da historia dos três porquinhos, contarem quantos porquinhos, quantas casinhas, relacionar com as quantidades.
3.2 (Linguagem oral e Escrita) utilizar os livros O Quebra- Nozes, A Lagarta Confusa e Abraços, onde irão utilizar a imaginação e linguagem oral, para contar a história, e terão contato coma a escrita.
3.3 Leituras Visuais: (Linguagem oral e Escrita) utilizar história (a princesa ervilha) farão a leitura visual em seguida registrarão por meio de desenhos.
3.4 Eu e meus colegas: (natureza e sociedade), na rodinha, interagir com os colegas, falarem os seus nomes, falar quais seus animaizinhos preferidos.
3.5 Ilustrações de elementos naturais: (artes, natureza e sociedade), colorir figuras da natureza, após observar as cores nos livros.
3.6 Os pontos e as linhas: (artes), verificar que os desenhos e varias ilustrações surgem de pontos e linhas especificas, tentativa de desenho, desenhar uma figuras do livrinho que mais gostou.
3.7 Lateralidade e equilíbrio: (movimento), brincadeira pé teimosão, pular, subir, descer.
4. Justificativa:
    Atribuir às crianças o prazer que a leitura nos propicia que essas possam viajar pelos campos e conhecer lugares inatingíveis, a não ser pelo pensamento e mundo imaginário que a leitura nos proporciona.
    Sabe-se que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando.
    A leitura pode contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive.
    É através da leitura que se formam cidadãos críticos e seletivos em busca de um melhor aprendizado sócio-cultural. É de vital importância que todo o corpo docente e discente esteja envolvido para um melhor êxito, a fim de que o gosto pela leitura e a boa formação de leitores. É necessário envolver e estimular nossos alunos, para que possam desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade.
    Utilizando-se para isso de técnicas diversas aventais de leituras ilustrados, caixinha de leituras, cantinhos de leituras, fantoches e dedoches, livros com figuras tridimensionais (materiais que podem ser fabricados pelas próprias professoras), janelinha do leitor, introduzir técnicas teatrais, enfim utilizar do máximo possível de recursos, buscando assim incentivar os pequeninos a ter este habito saudável de ler.
    Sendo a leitura a chave que nos permite entrar em contato com outros mundos, ampliar horizontes, desenvolver a compreensão e a comunicação, e sabendo quão distantes estamos de garantir o acesso de todos os membros da comunidade escolar a essas estruturas, que esse projeto busca através de um trabalho conjunto, participativo e comprometido em ajudar a comunidade escolar a desenvolver o gosto pela leitura e pela produção de texto, possibilitando que estes se tornem leitores e escritores reflexivos e críticos participando de forma ativa da sociedade em que se encontram inserida.
5. Objetivos: 
Desenvolver nos pequeninos o bom hábito de leitura, buscando assim que essas tomem gosto pela mesma e que possam assim tornar-se cidadãos conhecedores de seus direitos e deveres na sociedade em um futuro não tão longínquo.
5.2 Incentivar o gosto pela leitura, desde os primeiros anos de vida;
  • Estreitar laços familiares, já que, os pais deveram auxiliar seus filhos nas leituras;
  • Promover a interação dos alunos com diversos tipos de livros e leituras;
  • Ensinar a responsabilidade com os materiais de terceiros (da escola);
  • Desinibir as crianças, tornando-as mais participativas em diversas atividades desenvolvidas na escola;
  • Estimular o senso critico dos pequenos, bem como, a criatividade de criar, reinventar.
Fundamentação Teórica:
    A importância de se introduzir a leitura na Educação Infantil é ressaltada por alguns autores e também pelos RCNS:
    Segundo Magda Soares apud Maricato (2005, p. 18), esta postura do professor de restringir o acesso ao livro acaba fazendo com que os alunos vejam o livro como algo chato, uma vez que não pode ser tocado.
    O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – RCNEI (1998, vol. 3) ressalta a importância do manuseio de materiais, de textos (livros, jornais, cartazes, revistas etc.), pelas crianças, uma vez que ao observar produções escritas a criança, vai conhecendo de forma gradativa as características formais da linguagem. Isso é visível quando uma criança folheia um livro imite sons e faz gestos como se estivessem lendo. Entretanto no cotidiano escolar, isso pode não ocorrer devido ao medo de que os livros se estraguem.
    Porém os alunos só aprenderão a ter cuidado com os materiais, se tiveram em contato com os mesmos. A criança só construirá conhecimento a cerca da leitura se estiver inserida em um ambiente favorável ao letramento que a possibilite presenciar e participar de situações de iniciação a leitura.
    Segundo Rosana Becker apud Maricato (2005 p. 22) para trabalhar literatura com as crianças é preciso possibilitar a elas o contato com os dois materiais: aquele que é para ser lido (livros, revistas, jornais, entre outros) e, aquele que é para ser rabiscado (folha sulfite, caderno de desenho, lousa, chão).
    De acordo com Nelly Coelho (2000), o espaço da escola pode ser dividido em dois ambientes um seria estudo programado (sala de aula, bibliotecas para pesquisa etc.) e outro espaço que seria de atividades livres (sala de leitura, recanto de invenções, oficina de palavra, laboratório de criatividade etc.). Nesta dualidade de ambientes o aluno assimila as informações e conhecimentos, e é estimulado pra liberar suas potencialidades específicas em cada um dos ambientes.
    E segundo RCN, organizando o espaço físico de forma atraente e aconchegante, com almofadas, iluminação adequada, livros de diversos gêneros, de diferentes autores, revistas, histórias em quadrinhos, jornais, trabalhos de outras crianças etc., sendo que as crianças devem ter livre acesso a este espaço.
Metodologia: 
  • Realização de leituras pelas professoras, de livros diversos, diferentes e chamativos em 3D;
  •  visitas à biblioteca do CEI, manuseio de diversos livros, pelas crianças, contação de historias do jeito deles, estimulo a imaginação.
  •  Contação de Historias: Os três porquinhos, chapeuzinho vermelho, o menino maluquinho em quadrinhos, utilizando-se de diversos métodos (Fantoches, projetores, aventais decorados, etc.).
  • Registrar as historias por meio de desenhos.
  • Confeccionar um livrão de história (A lagarta confusa) em cartolina, uma página por aluno, utilizar técnicas diversas (tintas, EVAS, retalhos, brilhos, etc.).
  • Toda sexta um aluno levará para casa uma caixinha de historia, a qual apresentará para os pais e vice versa após deverão juntos fazer o registro.
  • Historias cantada (Musical O rato).
Avaliação:
    Verificar a aprendizagem adquirida pelos alunos, seus avanços, e se os objetivos foram alcançados. Será realizada de forma continua e sistematizada, através da constante observação dos alunos, e acompanhamento de suas atividades, habilidades e relação com os demais.
     Observar e compreender o dinamismo presente no desenvolvimento infantil é fundamental para redimensionar o fazer pedagógico. Essa compreensão influenciará diretamente na qualidade da interação dos professores com a infância.
     O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação educativa. Mediadores que realizam intervenções pedagógicas no acompanhamento da ação e do pensamento individualizado infantil.
Cronograma:
Utilização de materiais didáticos .
Visitas à biblioteca. .
Histórias e teatros.
Utilização de recursos.
Levar material para casa.
Segunda 05/09
X
X
X
X
Terça 06/09
X
X
X
X
Quarta 07/09
X
X
X
Quinta 08/09
X
X
X
Sexta 09/09
X

 

 
X
X

 
Referencias Bibliográficas:
  • meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-importancia-literatu
  • Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – RCNEI (1998, vol 3),
  • STEPHEN, Holmes, Abraços, Ciranda Cultural, Brasil, 2008;
  • KLUBER, Annie, A lagarta Confusa, Ciranda Cultural, São Paulo, 2008;
  • INSIDE, Step (adaptação de Janine Amos), O quebra nozes, Ciranda Cultural, São Paulo, 2007. 
    Anexos:

    Rotina:
Segunda-Feira:
07h30min – chegada – oração
08h00min – café da manhã
08h15min – higienização
08h30min– rodinha na sala de aula (musiquinhas, como está o tempo, dia da semana, chamadinha)
09h00min – atividades – apresentação dos materiais que serão utilizados no decorrer do projeto, contação da história: Os três porquinhos (utilizando o avental).
Colorir a ilustração dos personagens da história (tinta guache, aventais e pinceis).
09h30min – brincadeiras livres – parque.
10h00min – higienização
10h15min – almoço
10h30min – higienização
10h50min – soninho
12h - saída
Terça- Feira:
07h30min – chegada – oração
08h00min – café da manhã
08h15min – higienização
08h30min– rodinha na sala de aula (musiquinhas, como está o tempo, dia da semana, chamadinha)
09h00min – atividades – visitação a biblioteca do CEI, utilização e manuseio de livros, teatrinho: cada criança, contar uma história do seu jeito (poderá escolher colegas para serem os personagens, fantoches, etc.), incentivar o imaginário.
09h30min – brincadeiras livres – parque.
10h00min – higienização
10h15min – almoço
10h30min – higienização
10h50min – soninho
12h – saída
Quarta- Feira:
07h30min – chegada – oração
08h00min – café da manhã
08h15min – higienização
08h30min– rodinha na sala de aula (musiquinhas, como está o tempo, dia da semana, chamadinha, trabalhar; eu e meus colegas, integração e socialização).
09h00min – atividades – História A princesa ervilha e O menino maluquinho, leitura visual, desenhar o que entendeu de uma das histórias (sulfite, lápis de cor).
09h30min – brincadeiras livres – parque.
10h00min – higienização
10h15min – almoço
10h30min – higienização
10h50min – soninho
12h – saída
Quinta-Feira:
07h30min – chegada – oração
08h00min – café da manhã
08h15min – higienização
08h30min– rodinha na sala de aula (musiquinhas, como está o tempo, dia da semana, chamadinha, trabalhar; eu e meus colegas, integração e socialização).
09h00min – atividades – Livrinhos relacionados ao Meio Ambiente, observar os elementos naturais e suas cores, como são desenhados esses elementos? A partir do ponto, da linha tentar desenha o que viu nos livros, (utilizar Caderno de artes e giz de cera).
09h30min – brincadeiras livres – parque.
10h00min – higienização
10h15min – almoço
10h30min – higienização
10h50min – soninho
12h – saída.
Sexta-Feira:
07h30min – chegada – oração
08h00min – café da manhã
08h15min – higienização
08h30min– rodinha na sala de aula (musiquinhas, como está o tempo, dia da semana, chamadinha, socialização).
09h00min – atividades – História A Chapeuzinho Vermelho (utilizar a mala de leitura com tapete), registrar a história utilizando colagens para confeccionar um cartaz e expor.
09h30min – Meu Pezão Teimosão
10h00min – higienização
10h15min – almoço
10h30min – higienização
10h50min – soninho
12h – saída.

Observação:
  • Toda sexta - feira um aluno levar para casa a caixa de leitura, para ler e fazer a atividade com os pais, será decidido quem levará em cada sexta-feira através de sorteio.
  • Também todos os dias, será sorteado um aluno para levar a cartolina e os materiais, para junto com os pais confeccionar a página do livrão, A lagarta confusa.
Atividades: 
O menino Maluquinho 
Os três porquinho 
Modelo de como será o livrão: A lagarta confusa
Meu Pezão Teimosão :
Você consegue fazer círculos com seu pé direito, no sentido horário?
Sente-se em algum lugar, antes de fazer! Achou fácil?    
Então, agora, enquanto gira o pé direito em círculos, desenhe no ar, com a mão direita, um número "6".
Repare em seu pé... Mudou de sentido sozinho! Que desobediente!
Tente de novo! E de novo!
Não adianta... Pode desistir!     Toda vez que fizer o "6" com a mão direita, seu pé direito também vai girar para o mesmo lado, no sentido anti-horário.
Por que acontece isso?
Porque é o mesmo lugar do cérebro que comanda este movimento do pé e da mão. É uma questão de cabeça!

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