sábado, 26 de novembro de 2011

Alimentação saudável _ “Prato colorido”


1.IDENTIFICAÇÃO:
INSTITUIÇÃO: Criança Feliz
PROFESSORAS: Ana Claudia de Almeida Bueno e Ana Paula Xavier
            SÉRIE: Pré I         IDADE: 3 a 4 anos
     2.TEMA: Alimentação saudável _ “Prato colorido”
     3.CONTEÚDO:
·          Os órgãos do sentido (tato,olfato e paladar);
·         A origem dos alimentos;
·         Frutas, verduras e legumes;
·         Alfabeto;
·         Quantidade, cor, tamanho e textura;

     4.JUSTIFICATIVA:
            Este projeto justifica-se pela necessidade de uma alimentação saudável, porque o que se percebe é que muitas crianças têm preferências por doces, salgadinhos e frituras, a se alimentar de verduras, legumes e frutas.
            É muito importante que, desde a mais tenra idade, as pessoas sintam prazer em se alimentar de forma saudável e, vão desenvolvendo a consciência do quão é necessário um cardápio variado e balanceado, como bem o tema sugere: um “prato colorido”, porque cada tipo de alimento tem sua importância para o desenvolvimento físico e mental do ser humano, assim, estão diretamente relacionados à saúde. A pirâmide alimentar é um guia que ajuda na escolha dos alimentos e auxilia no planejamento das refeições diárias de maneira adequada e saudável, assim:
  • O grupo de arroz, pão, massa e turbérculos: fornecem energia para desenvolvimento de todas as atividades diárias;
  • O grupo de Frutas; verduras e legumes: colaboram para manutenção do nosso organismo, para bom funcionamento do intestino;
  • O grupo do leite: essencial para manter os ossos saudáveis, prevenindo osteoporose e atrite.
  • O grupo das carnes e ovos: essências para manutenção, crescimento e desenvolvimento corporal. Possuem proteína de origem animal, rico em proteína e ferro e combate anemia;
  • O grupo dos feijões: possuem proteína vegetal, contém fibra e ferro;
  • O grupo dos óleos e Gorduras: são Responsáveis para dá aquele sabor, porém contém muitas calorias. O indicado é consumir óleo de soja, canola, milho e linhaça;
  • O grupo dos Açucares e Doces: Devem ser consumido com moderação, devido alto valor calórico.
Estas seis aulas, é apenas o início de um longo trabalho de conscientização, por isso será mais enfatizado neste primeiro momento o grupo de frutas, verduras e legumes. Procurou-se propor atividades diversificadas, como histórias, brincadeiras, músicas e, até mesmo um livrinho de receitas saudáveis, tudo será feito com o propósito de “atrair” os alunos, para que sintam vontade de experimentá-las, seja um bolinho de espinafre, um suco natural ou uma salada de frutas, contudo, é preciso frizar que, para o sucesso do projeto será indispensável à colaboração dos pais.
      Um outro ponto interessante, é que não será proibido o consumo de guloseimas, mas, o projeto trabalhará também questões relacionadas ao consumo moderado de tais alimentos, que, quando consumidos em excesso podem causar danos à saúde.
      Portanto, este projeto visa trabalhar em prol da qualidade de vida dos alunos, para qual é indispensável uma alimentação saudável, assim, é muito importante conscientizá-los enquanto crianças, para que tenham tais hábitos durante toda vida.

    5.OBJETIVOS:
              5.1 OBJETIVO GERAL:
          Conscientizar as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável.
5.2OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Explorar as inúmeras possibilidades expressivas do próprio movimento, através de brincadeiras e danças;
  • Estabelecer relações entre a preservação da natureza e a qualidade de vida humana, principalmente em relação à necessidade de alimentos naturais e saudáveis;
  • Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão através das suas respostas, opiniões e experiências contadas a turma referentes à alimentação saudável;
  • Despertar o interesse por escrever palavras até mesmo seu nome, ainda que não seja da forma convencional;
  • Comunicar ideias matemáticas através da linguagem oral e a linguagem matemática;
  • Produzir trabalhos artísticos, com a manipulação de vários materiais, desenvolvendo também o gosto e o respeito pelas produções;
  • Participar em situações que integrem música, canções e movimentos corporais.

6.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Este projeto fundamentou-se principalmente no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, proporcionando atividades referentes ao tema, mas, que contemplassem os seguintes eixos:
      1.LINGUAGEM ORAL E ESCRITA :As diversas situações cotidianas nas quais os  adultos falam com a criança permite à ela conhecer e apropriar-se do universo discursivo contextos nos quais a linguagem oral é produzida. Nesses momentos, o significado que o adulto atribui ao seu esforço de comunicação fornece elementos para que ele possa, aos poucos, perceber a função comunicativa da fala e desenvolver sua capacidade de falar.
Quando o professor faz uma seleção prévia da história, dando atenção para a inteligibilidade e riqueza de texto, para a nitidez e beleza das ilustrações, ele permite as crianças construírem um sentimento de curiosidade pelo livro e pela escrita. Quando ele organiza o ambiente como sendo um local especial para livros e que seja um local aconchegante para as crianças. Elas podem construir uma relação prazerosa com a leitura, compartilhar essas descobertas com seus familiares é um fator positivo nas aprendizagens das crianças, donde um sentido mais amplo para a leitura.
2.MATEMÁTICA: Trabalha-se com exercícios de escritas dos algarismos em situações como passar o lápis sobre numerais pontilhados, colagem de bolinhas e papel crepom sobre numerais, cópias repetidas de um mesmo numeral, da escrita repetida da sucessão numérica. Através da manipulação de objetos concretos, a criança chega a desenvolver um raciocínio abstrato. Quando sujeito constrói conhecimento sobre conteúdos matemático Às noções matemáticas abordadas na educação infantil correspondem a uma variedade de brincadeiras e jogos, principalmente aqueles como de construção e de regras.
 Vários tipos de brincadeiras e jogos que possam interessar á criança pequena constituem-se rico contexto em que as idéias matemáticas podem ser evidenciadas pelo adulto por meio de perguntas, observações e formulação de propostas. Ex. cantigas, brincadeiras como a dança das cadeiras.
3.NATUREZA E SOCIEDADE: A criança fica curiosa para conhecer o mundo, fazem perguntas e procuram respostas, são partes integrantes de uma sociedade, mas não distinguem o meio natural do social, vivenciam experiências, e constroem conhecimento sobre o mundo que as cerca, se interessam por coisas que lhes são oportunizadas, ou seja, aquilo que vivenciam no ambiente escolar.
Na escola, conteúdos de ciências humanas e naturais são inseridos nos currículos e programas de educação infantil, para o desenvolvimento motor, de hábitos e atitudes, algumas instituições de ensino não contextualizam os conteúdos de ciências naturais e trabalham mais a saúde a higiene, estereótipos e conceitos de certo e de errado, definidos e transmitidos de modo preconceituoso, outros realizam experiências observações pequenas de pequenos animais e plantas conduzidos pelo professor, as ciências ampliam as experiências e a construção do conhecimento diversificado sobre o meio social e natural que os cercam.
4.MUSICALIZAÇÃO: A música representa uma linguagem presente em todas as culturas, se manifestando em diversas situações: Comemorações, festas, rituais etc. É uma importante forma de expressão humana, justificando assim sua presença na educação.
Para as crianças a música atende a vários propósitos, como formação de hábitos, de higiene, comportamento, memorização de conteúdos além de propiciar a expressão corporal. A criação de bandinhas é outra prática constante, que auxilia o desenvolvimento motor e sensorial da criação além de ser um trabalho muito prazeroso. Porém conforme o RCN Isso reforça o aspecto mecânico e a imitação, deixando pouco ou nenhum espaço às atividades de criação ou às questões ligadas a percepção e conhecimento das possibilidades e qualidades expressivas dos sons.
É importante dizer que, o fazer musical é uma forma de comunicação e expressão que acontece por meio da improvisação da composição e da interpretação. Improvisar é criar instantaneamente, e compor é criar a partir de estruturas fixas e determinadas e interpretar é executar uma composição contando com a participação expressiva do intérprete. Nessa fase que a criança se encontra a improvisação constitui-se numa das formas de atividade criativa. Os jogos de improvisação são ações intencionais que possibilitam o exercício criativo de situações musicais e o desenvolvimento da comunicação por meio da linguagem.
5.ARTES: A criança deve ser trabalhada de forma integrada, visando a favorecer o desenvolvimento de suas capacidades criativas; ela (a criança) traça um percurso de criação e construção de acordo com seu conhecimento de mundo.
A criação artística é um ato exclusivo da criança, que pode ser enriquecido pela ação educativa intencional, sendo que ato simbólico é o ponto de partida para o desenvolvimento artístico que permitem reconhecer que os objetos persistem independentes de sua presença física imediata, assim,por meio do desenho a criança integra percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade.
6.MOVIMENTO: A organização dos conteúdos para o trabalho com o movimento deverá respeitar as diferentes capacidades da criança em cada faixa etária, bem com as diversas culturas corporais presentes na muitas regiões do país.
Os conteúdos deverão priorizar o desenvolvimento das capacidades expressivas e instrumentais do movimento, possibilitando a apropriação corporal pelas crianças de forma que possam agir com cada vez mais intencionalidade. Devem ser organizados num processo contínuo e integrados, que envolva múltiplas experiências corporais, através de brincadeiras, jogos, danças, atividades esportivas etc.
Voltando-se mais para o tema do projeto, pode-se dizer que a população infantil é do ponto de vista sócio-econômico e cultural, dependente do ambiente em que vive que é na maioria das vezes o ambiente familiar. Suas atitudes sempre serão reflexos deste ambiente, ou seja, a criança observará os exemplos que tem em casa e seguirá estes exemplos. Quando o ambiente em que a criança está inserida não é favorável, essa situação pode desencadear distúrbios alimentares, desenvolvimento de sobrepeso e obesidade e até mesmo a desnutrição infantil.
Cabe aos pais se preocuparem e se conscientizarem com a saúde, bem-estar e qualidade de vida de seus filhos. Vale lembrar que as boas atitudes e exemplos começam em casa: proporcionar uma boa alimentação desde que a criança é ainda bebê pode ajudá-la a crescer e se desenvolver com mais saúde. Um bom exemplo é a amamentação, pois estudos confirmam que o consumo adequado do leite materno é um fator protetor contra a obesidade infantil.
Daí a importância de estipular horários adequados para cada refeição, sem pular nenhuma delas. Além disso, é imprescindível observar as preferências alimentares das crianças e adolescentes – o que eles costumam colocar no prato –, incentivar o consumo de alimentos saudáveis e explicar a importância de uma alimentação saudável para um bom crescimento e desenvolvimento do organismo em sua fase de crescimento.
Ainda que o fator genético tenha grande importância para o desenvolvimento da obesidade infantil, estudos recentes mostram que os hábitos alimentares influenciam de forma considerável no metabolismo das crianças. Quando elas se habituam a comer corretamente e entendem, de fato, a importância da alimentação saudável em sua vida, podem levar esses bons hábitos para a fase adulta.
Mas não basta proibir o consumo de certos alimentos. O certo é explicar, conscientizar a criança ou o adolescente da importância de uma alimentação saudável e, principalmente, dos malefícios que trazem o excesso do consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcares e de alto valor calórico.
E, ainda que em longo prazo, os resultados virão. Além de uma melhor a qualidade de vida, bem-estar e saúde, estes jovens diminuirão os riscos de patologias e problemas futuros, tornando-se adultos mais saudáveis.
   7.METODOLOGIA:

AULA 1:
PRIMEIRO PASSO: Roda de conversas sobre as preferências de alimentos saudáveis entre os alunos, como também aquilo que não gostam de comer;
SEGUNDO PASSO: Contação da história: “salada de frutas” e, alguns comentários relacionados ao tema do projeto;
TERCEIRO PASSO: Música e movimento: “Comer, comer”; em círculo todos cantam e fazem os gestos;
QUARTO PASSO: A professora mostrará cestas com alguns dos alimentos presentes na história contada, fazendo perguntas à turma referentes à quantidade, cor, tamanho e textura, sendo possível os alunos também manusearem os alimentos explorando-os ao máximo;
QUINTO PASSO: Logo após todos irão realizar uma atividade impressa, que está relacionada à atividade anterior, será solicitado que: a criança ligue as cestas que possuem o mesmo número de frutas e, depois poderá colorir. Nesta atividade é interessante fazer a contagem das frutas todos juntos com a professora;
SEXTO PASSO: Cada dia um aluno da turma, trará uma receita saudável de acordo com o nome da fruta, verdura ou legume sorteado e, contará para a classe a receita (como é, se gosta da receita, do ingrediente sorteado...) e, a professora dará a informação nutricional. Esta atividade deve contar com a ajuda dos pais; (digamos que a fruta sorteada foi maracujá).
SÉTIMO PASSO: Após a exposição, será realizado um trabalho artístico com o ingrediente principal da receita; então a atividade seria para cada um completar o desenho do maracujá com bolinhas de crepon.
            É importante dizer que, com as receitas e os trabalhos artísticos, no final do projeto será entregue um livrinho de receitas para cada um presentear a sua mamãe.
OITAVO PASSO: Momento da brincadeira: “pico- pico –lé”.
OBSERVAÇÃO: Realizar o sorteio para a receita saudável e, solicitar aos alunos que tragam rótulo de vários alimentos para a próxima aula.

 AULA 2:
PRIMEIRO PASSO: Música e movimento: “cenoura”;
SEGUNDO PASSO: A professora reunirá os rótulos trazidos pelas crianças e, através da troca de informações (considerando o que os alunos têm a dizer sobre cada rótulo), juntos irão classificá-los em “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL” e “ALIMENTAÇÃO COM MODERAÇÃO”, montando um painel para expor na sala;
TERCEIRO PASSO: Momento da brincadeira: A professora dividirá a turma em pequenos grupos para brincarem de: “jogo da memória com alimentos saudáveis”;
QUARTO PASSO: Atividade de recorte e colagem: a professora distribuirá vários livros e revistas para que livremente cada aluno possa recortar e colar em uma folha, gravuras dos alimentos que gosta de comer. Só depois de terminada, a professora poderá intervir no sentido de: perguntar o nome de cada alimento e, pedir para que escreva ao lado de cada gravura seu nome (embora sejam tentativas de escrita ainda), também se pode perguntar a criança se tais alimentos são saudáveis ou devem ser consumidos com moderação.
QUINTO PASSO: É o momento de o aluno contar sobre sua receita saudável (digamos que foi com o ingrediente especial: cenoura);
SEXTO PASSO: Atividade artística: Cada um irá receber o desenho de uma cenoura para colorí-la com giz de cera;
SÉTIMO PASSO: Depois da cenoura pintada, é o momento de cada um “alinhavar” a sua com cordão colorido.
OBSERVAÇÃO: Realizar o sorteio para a receita saudável.

AULA 3:
PRIMEIRO PASSO: Contação da história: “O desespero das frutas”! E, alguns comentários pertinentes ao tema do projeto;
SEGUNDO PASSO: Dinâmica para trabalhar sobre o que já foi estudado referente à alimentação, chama-se “Bauzinho dos sentidos” e, será feito com um aluno de cada vez, que estará de olhos vendados;
TERCEIRO PASSO: Cada aluno receberá uma folha em branco e, deverá desenhar de acordo com sua criatividade, o alimento proposto na atividade anterior para sua adivinhação;
QUARTO PASSO: Momento da brincadeira: Em duplas irão jogar o “Jogo da velha”, onde o, ”xis e a bolinha” serão substituídos por desenhos de verduras e frutas;
QUINTO PASSO: É o momento de o aluno contar sobre sua receita saudável (digamos que foi com o ingrediente especial: abacaxi);
SEXTO PASSO: Atividade artística: a professora distribui uma folha para cada um com o desenho do abacaxi, que deverá ser colorido e, depois todos irão colar sobre o desenho “cascas de lápis de cor”.
OBSERVAÇÃO: Realizar o sorteio para a receita saudável.

AULA 4:
PRIMEIRO PASSO: A professora irá organizar junto com os alunos um “ABECEDÁRIO” no “papel bubina”, porém, será com nomes de frutas, verduras e legumes e, depois podem procurar figuras de acordo com as palavras para colar no abecedário;
SEGUNDO PASSO: Quando tudo estiver pronto, é só ensiná-los a cantar de acordo com a melodia do “abecedário da xuxa”;
TERCEIRO PASSO: Em círculo, haverá o momento da contação de história pela professora: A cesta da dona Maricota”.
QUARTO PASSO: Roda de conversas sobre a origem dos alimentos saudáveis, dando-se ênfase aos de origem animal e vegetal. A professora pode questioná-los bastante e, interferir quando necessário;
QUINTO PASSO: A professora distribuirá para cada aluno uma folha com a seguinte atividade: “Encontrar a(s) letra(s) do seu nome dentro das frutinhas na arvore e colori-las”;
SEXTO PASSO: É o momento de o aluno contar sobre sua receita saudável (digamos que foi com o ingrediente especial: banana);
SÉTIMO PASSO: Atividade artística: artística: a professora distribui uma folha para cada um com o desenho da banana para que a preencham colando fios de lã;
OITAVO PASSO: Momento da brincadeira: “mãe fruta”.

AULA 5:
PRIMEIRO PASSO: Quase na reta final de execução do projeto, neste dia serão realizadas atividades mais dinâmicas, assim a professora dividirá a turma em grupos, sendo que cada grupo representará uma fruta e, distribuirá máscaras prontas destas frutas, para que cada um possa colorir a sua;
SEGUNDO PASSO: Será realizado um “desfile das frutas”. Então a professora chama os grupos um a um e, primeiro faz questionamentos para este sobre a fruta da máscara, como: “Qual a fruta do seu grupo?” “Que cor ela tem”? “Qual seu tamanho e textura”? “Com que letra será que se inicia?”, etc. Depois o grupo desfila coletivamente ao som de uma música; até que todos desfilem;
TERCEIRO PASSO: Será realizado um “bingo das frutas” sob orientação da professora;
QUARTO PASSO: Música e movimento: “Dança do Juquinha”
QUINTO PASSO: Brincadeira: “salada de fruta”
SEXTO PASSO: Para terminar o livrinho de “receitas saudáveis e saborosas”, a professora irá contar a sua receita, que pode ser salada de frutas e, depois todos irão saboreá-la!

 AULA 6:
PRIMEIRO PASSO: Neste último dia será realizado um passeio até uma “feira”, permitindo as crianças fazerem perguntas aos vendedores sobre as frutas, verduras e legumes; é possível explorar muitos conteúdos utilizando-se dos próprios alimentos, que estarão acessíveis para serem tocados, cheirados e observados;
SEGUNDO PASSO: De volta ao CMEI, a professora fará um círculo para que cada um tenha a possibilidade de expor sua opinião, sobre o que mais gostou de ver, o que não gostou etc...
TERCEIRO PASSO: Cada aluno receberá uma folha para ilustrar do seu jeito como foi o passeio do dia;
QUARTO PASSO: Todos assistirão a um filme sobre alimentação saudável. No final da aula, cada aluno levará para casa o livrinho de receitas saudáveis, para que tenha a possibilidade de prová-las e, ir desenvolvendo o gosto por tais alimentos.

   8.AVALIAÇÃO:
Será contínua, através da observação diária das crianças, analisando sua participação em todas as atividades propostas, verificando se tiveram dificuldades em realizá-las ou não e, se adquirirão (em longo prazo talvez) novos hábitos alimentares mais saudáveis.

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