sábado, 26 de novembro de 2011

BICHOS DE JARDIM


BICHOS DE JARDIM
1.    IDENTIFICAÇÃO:
Centro Vicentino de Educação Infantil Nossa Senhora das Graças
Nível II
2.    TEMA:
Os animais e seu habitat
3.    CONTEÚDOS
a.    Linguagem oral e escrita:
Desenvolver a capacidade de expressar-se oralmente com a clareza necessária para ser compreendido.
b.    Natureza e sociedade:
Aprofundar as vivências relacionadas à família, à escola, ao grupo de amigos e colegas, sobre os bichos de jardim.

c.    Matemática:
Trabalhar uma forma geométrica o círculo.

d.    Arte:
Desenvolver equilíbrio coordenação motora.
e.    Música:
Ouvir diferentes tipos de sons relacionados aos animais e músicas diversas.
4.    JUSTIFICATIVA:
Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças. Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos propomos o Projeto Bichos de Jardim, pois permite tanto valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando às crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.
O Projeto Bichos de Jardim, desenvolvido nas turmas do Maternal I, Tem a finalidade de proporcionar às crianças condições de conhecer, estabelecer relações entre características e comportamentos dos bichos em seu habitat, alimentação e curiosidades. Permitindo aos alunos a observação de semelhanças e diferenças entre diversos bichos de jardim, classificando-os a partir das características.  A partir das atividades propostas pelo projeto, as crianças terão contato com pequenos animais, desenvolvendo noções de cuidados necessários com a saúde, evitando assim mexer em bichos que desconhecem. As crianças vão observar e coletar alguns bichos no jardim da Escola junto com as educadoras. Eles apresentaram para os familiares o que aprenderam e o que confeccionaram.
5.    OBJETIVO GERAL:
  Reconhecer os animais e sua importância para o meio ambiente conforme seu habitat. 
6.    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  Reconhecer os animais de acordo com seu habitat;
  Perceber diferenças e semelhanças entre alguns animais;
  Registrar informações através de desenho;
  Trabalhar a oralidade;
  Estimular o gosto pela leitura;
  Desenvolver o respeito pela natureza;
7.    FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Este projeto considera a criança como um ser sócio-histórico, que se relaciona com o mundo por meio de suas intervenções e experiências. Segundo os RCN’s, o ambiente onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de elementos naturais indissociáveis, frente ao qual elas se mostram curiosas e investigativas.  Dessa forma, é preciso desenvolver um ambiente no qual elas possam interagir com o meio físico e social, aprendendo sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações.
As crianças fazem interação  com  os outros e com o mundo e isso é necessário para a construção de seu conhecimento de acordo com Piaget que em seus estudos sobre a formação do símbolo, fala que as formas de representação que a criança pequena se utiliza é a forma que ela para interagir com o mundo, a criança interage no nível simbólico através da fala, do jogo da imitação  assim ela vai conhecendo mais facilmente o real.
A imitação é muito importante e Vigotsky também fala dela na zona de desenvolvimento proximal então assim sendo a criança pega um cabo de vassoura e imita um cavalo, faz  o som dos cascos  ela esta interiorizando um conhecimento do mundo animal através da brincadeira; entoa podemos dizer que brincando é que se aprende.
A alfabetização começa a ser construída muito antas de a criança entrar na escola, ela vem acontecendo de um processo cultural . De acordo com Freinet o que esta do lado de fora da escola gera muito mais encantamento na criança do que está dentro e o contato com  os animais facilitaria muito as crianças em seus estudos sobre meio ambiente, o desenvolvimento da socialização, da responsabilidade, etc. Freinet é o inventor das aulas passeio.                                                                                           
O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, diz que: “o ser humano, os outros animais e as plantas provocam bastante interesse e curiosidade nas crianças.” São muitas as questões, hipóteses, relações e associações que as crianças fazem em torno deste tema. Em função disso, o trabalho com os seres vivos e suas intricadas relações com o meio oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo social e natural. A construção desse conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente, bem como atitudes relacionadas à sua saúde.



8.    METODOLOGIA
Esse projeto será desenvolvido em cinco momentos:

1 º dia
Linguagem oral e escrita
No primeiro momento será formada a roda de conversa para levantamento de conhecimento prévio sobre jardim e o que existe nele. Questionar as crianças sobre:
·         Você tem um jardim em casa?
·         Quais jardins vocês conhecem? Como eles são?
·         Você tem um jardim em casa?
·         Quais tipos de animais podemos encontrar no jardim?
·         Quais cuidados devem ter com o jardim?
·         Quem cuida do jardim?
Construir um quadro a partir das informações das crianças. Durante o levantamento de conhecimentos prévios é preciso anotar no quadro as respostas que as crianças oferecem. Deve-se tomar cuidado para não dar informações para as crianças nesse momento.
O que sabemos? O que gostaríamos de saber? O que aprendemos?
Após a confecção deste mural, fixá-lo na parede para que no decorrer do projeto elas possam estabelecer entre o que já sabiam o conhecimento construído e verificar se as curiosidades apresentadas foram tratadas.

 2º dia
Natureza e sociedade
Falar um pouco sobre os bichos de jardim e sobre o jardim, motivando-os a se interessarem sobre o tema da seguinte maneira:
·         Quem gostaria de conhecer a vida desses bichinhos?
Em seguida convidar o grupo para uma visita ao jardim. Estabelecer previamente com o grupo o que vamos observar e os cuidados que devemos ter. Socialização em roda de conversa sobre o que foi observado e descoberto. Depois faremos um jardim usando tinta guache e as mãos dos bebês ou até alguns bichos que podemos encontrar no jardim e tudo o que foi observado no passeio. Montar um mural com os desenhos das crianças.

3º dia
Matemática
Atividades de matemática trabalhar o círculo usando um poema da centopéia, em seguida faremos a colagem do circulo e colocaremos a peninhas e olhos antenas usando cola colorida. 
  
4º dia
 Cantar a musica “A dona aranha”  e convidá-los  a fazer uma aranha de garrafa pet entregar a eles a garrafa preparada para eles pintar e depois montar para eles
5º dia
Música
Cantar a musica “sapo cururu” e fazer o sapo usando o polegar dos bebês com tinta guache
9.    AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser entendida como um instrumento de compreensão do nível de aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos estudados às competências e às habilidades desenvolvidas. 

PLANO DE AULA

IDENTIFICAÇÃO: Centro Vicentino de Educação Infantil Nossa Senhora das Graças Nível II

TEMA: Bichos de Jardim

JUSTIFICATIVA
            Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças. Trabalhar com os bichos de jardim atende os interesses das crianças e contribui para ampliação de seus conhecimentos, bem como, valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando às crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito com os animais.

OBJETIVO GERAL
  • Construir conhecimentos sobre o universo do jardim e os bichos que compõem, envolvendo a prática de observação, comparação de um jardim e a descoberta de curiosidades.

METODOLOGIA
No primeiro momento será formada a roda de conversa para levantamento de conhecimento prévio sobre jardim e o que existe nele. Questionar as crianças sobre:
·         Você tem um jardim em casa?
·         Quais jardins vocês conhecem? Como eles são?
·         Você tem um jardim em casa?
·         Quais tipos de animais podemos encontrar no jardim?
·         Quais cuidados devem ter com o jardim?
·         Quem cuida do jardim?
Construir um quadro a partir das informações das crianças. Durante o levantamento de conhecimentos prévios é preciso anotar no quadro as respostas que as crianças oferecem. Deve-se tomar cuidado para não dar informações para as crianças nesse momento.
O que sabemos? O que gostaríamos de saber? O que aprendemos?
Após a confecção deste mural, fixá-lo na parede para que no decorrer do projeto elas possam estabelecer entre o que já sabiam o conhecimento construído e verificar se as curiosidades apresentadas foram tratadas.

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma constante, a partir da produção individual e coletiva dos alunos, respeitando o tempo de aprender de cada um.

REFERÊNCIA
http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com/2010/05/projeto-bichos-de-jardim.html


Um comentário:

  1. Parabéns, por esse projeto maravilhoso.Quero trabalhar com minha turma(Maternal I) esse projeto.Obrigada, que Deus lhe abençoe grandemente.

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