sábado, 26 de novembro de 2011

LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CLÁSSICOS DA LITERATURA


1 – IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL SALPICOS
SÉRIE: JARDIM II
IDADE: 4 ANOS
Por Leila e Juliana
2 - TEMA
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CLÁSSICOS DA LITERATURA
2.1 - CONTEÚDOS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: familiarizar –se com a escrita por meio do manuseio de livros, com o auxilio do professor.
MATEMÁTICA: comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral.
NATUREZA E SOCIEDADE: possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural.
ARTES: exploração e utilização de  procedimentos necessários para desenhar e pintar.
MÚSICA: reconhecimento de elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem .
MOVIMENTO: percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade com o próprio corpo.
3 – JUSTIFICATIVA
A ideia principal é apresentar a literatura como uma ferramenta que vai além do aprender,apresentada como algo lúdico e capaz de encantar e divertir, estimulando o gosto pela descoberta dos  livros e do mundo encantado que se esconde entre suas páginas, além de mostrar que ler não tem nada haver com a alfabetização precoce, mas sim com a descoberta de mundos e prazeres essenciais para o desenvolvimento saudável do ser humano.
O livro hoje se potencializa como realidade intermediária e suporte para o saber e o brincar, servindo na sala de aula como ferramenta para diálogos orais, poéticas visuais, manipulações táteis, jogos e brincadeiras sonoras. O livro está comprometido com o progresso, as demandas sociais e mudanças culturais. Nenhum livro infantil selecionado para uma roda de leitura está lá por sua engenhosidade de produção ou por seus efeitos de imagem, e sim pela possibilidade de trazerem embutidos identificações e jogos de linguagem que sejam não só a decifração dos registros impressos, mas também a conversão de signos de algo que passa por várias instâncias: lúdico, estético, comovente, engraçado, e estar adaptado à leitura daqueles que ainda não lêem, mas buscam o saber.
A forma e a abordagem dos livros infantis da atualidade transfiguram a leitura pelo uso inventivo ou experimental nas aberturas de cena, dos materiais, da profusão de jogos que atraem, informam, intrigam, estimulam e entretêm. É uma literatura provocativa e rica em lances notáveis para a infância.
Garantir o contato com as obras e apresentar diversos gêneros às crianças pequenas é a principal função dos professores de Educação Infantil para desenvolver os comportamentos de leitores e o gosto pela literatura desde cedo, e a escola é um ambiente privilegiado para garantir muito contato com os livros. 
4 – OBJETIVOS
 4.1- GERAL:
·         Despertar o gosto pela  literatura .
 4.2- ESPECÍFICOS:
·         Apresentar a literatura de forma lúdica.
·         Oferecer – lhes experiências estimulantes e significativas.
·         Conceber noções de leitura e escrita.
·         Desenvolver  mais a capacidade cognitiva e o pensamento simultâneo.
·         Ampliar o universo de informação.
·         Valorizar as relações existentes com a literatura.
·         Compreender a leitura como diálogo entre leitor e texto.
·         Perceber a variedade de linguagens e suportes textuais.
·         Entender o espaço escolar como aquele em que podem ser desenvolvidas as primeiras relações da criança com os livros de literatura.
5 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Literatura Infantil é um gênero literário vinculado com a escola, pois possui um critério didático pedagógico, é, portanto impossível desvinculá – lo da escola.
A criança só tomará gosto pela leitura se o mundo literário for apresentado a ela em pequenas doses e de maneira prazerosa, já que ler é o ato de sentir – se bem, e é nesse sentir – se bem que entra a Literatura Infantil. Segundo LURIA e LEONTIEV ( 1991 ) a criança ainda não tem o domínio de código linguístico verbal, logo o que prende sua atenção é o mundo imaginário, as figuras e todo encantamento.
Para que o professor desenvolva um trabalho significativo com a Literatura Infantil, se faz necessário crer na competência cognitiva da criança, ou seja, no ato da criança adquirir conhecimento. A cognição está intimamente ligada aos processos e produtos da inteligência, incluindo entidades psicológicas do tipo conhecimento, consciência, inteligência, pensamento, imaginação, criatividade, geração de planos e estratégias, raciocínio, formação de relações, simbolizações e sonhos. Portanto, o leitor que aprende pela voz do outro se habilita a entrar no mundo mágico da leitura antes mesmo de decodificar o signo linguístico da escrita.
As pessoas aprendem a ler antes de serem alfabetizadas, desde pequenos, somos conduzidos a entender um mundo que se transmite por meio de letras e imagens. O prazer da leitura, oriundo da acolhida positiva e da receptividade da criança, coincide com um enriquecimento íntimo, já que a imaginação dela recebe subsídios para a experiência do real, ainda quando mediada pelo elemento de procedência fantástica. ( Zilberman, 1984, p. 107 ).
A literatura oral implica na dualidade do sujeito de um lado, o autor/ contador e de outro o leitor / ouvinte. Conforme LOBATO ( 1964, p. 250 ): “ Quem começa pela menina da capinha vermelha pode acabar nos Diálogos de Platão, mas quem sofre na infância a ravage dos livros instrutivos e cívicos, não chega até lá nunca. Não adquire o amor a leitura”. De acordo com ele, a Literatura Infantil teria que falar à imaginação dos leitores, e que aqueles que tivessem na infância o contato com uma leitura prazerosa estenderiam o progresso auto – educativo para a fase adulta.
A Literatura Infantil é, também, entendida como imagem de representação mental que se constrói de objetos sensíveis, ou seja, a repetição, no universo mental, de sensações e percepções motivadas pelo mundo exterior. CÂNDIDO ( 2004 ) faz uma importante observação sobre este termo:
Quando uma pessoa cria uma imagem, ela pode ter sido sugerida pelo seu inconsciente ou pelo inconsciente de seu grupo, manifestando – se no seu. A imagem significa, então, um tipo de expressão simbólica condensada de experiência humana. ( p. 151 ).
Entendendo desse modo, há varias possibilidades de fazer sentir imagens por meio da Literatura Infantil, não apenas por meio da linguagem verbal. Partindo desse pressuposto, vale apena ressaltar a importância das produções literárias destinadas às crianças por trazerem consigo esse valioso aspecto pedagógico.
Chega – se à conclusão que a Literatura Infantil desempenha melhor papel de transcendência literária, logo a mesma facilita levar a criança a mergulhar dentro de si, e trazer para fora todo o desejo de aprendizagem latente.
6 – METODOLOGIA
A metodologia que será utilizada para que se faça cumprir o desenvolvimento do projeto será a partir dos seguintes momentos.
No 1° momento será  feito uma roda de conversação e trabalhar com as crianças a História dos 3 Porquinhos, fazendo com que elas se familiarizem com o livro por meio do manuseio que farão com ele.
No 2° momento será  trabalhado com a poesia dos números. Após contextualizar os números de 0 a 10, no quadro, de forma coletiva com as crianças.
No 3° momento,  trabalhar com a História: O Patinho Feio utilizando fantoches,  pode ser das próprias personagens da história ou outro fantoche para que se faça o narrador. Depois realizar a atividade de colorir a figura do Patinho Feio.
No 4° momento trabalhar com a História da Chapeuzinho Vermelho ,caracterizando – se com a touca e a cesta de doces da personagem e após aplicar a dinâmica O Caminho Para a Casa da Vovó.
No 5° momento,  realizar duas vezes a leitura da poesia do corpo humano. A primeira ler em voz alta e  devagar para que as crianças prestem atenção; na segunda realizar os exercícios de movimentos e as caretas conforme estará escrito.
7 – AVALIAÇÃO
A avaliação será realiza através da observação das crianças, não como fonte de classificação, mas como meio de se pensar nos objetivos de ensino e nas condições didáticas oferecidas.

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