sábado, 26 de novembro de 2011

Meios de comunicação/ Sempre comunicando


Projeto

1-Identificação
1.1-Escola:Centro Vicentina Nossa Senhora das Graças
1.2-Turma:Pré I , Turno:Tarde , Data:19/09/2011 á 23/09/2011 (1 semana)
1.3-Professor regente: Jussara Isabel Stockmanns
1.4-Estagiária 1: Jaqueline Penteado
      Estagiária 2: Josiane Aparecida Palhano

2-Meios de comunicação/ Sempre comunicando

3-Conteúdo:
 -Linguagem oral e escrita
-Matemática
-Natureza e sociedade
-Artes
-Movimento
-Música

4-Justificativa
   Sobre a opção pelo tema meios de comunicação para se trabalhar desde as séries iniciais, é devido á sua importância no contexto pedagógico, visto que nos comunicamos a todo o momento por palavras, gestos, bem como através dos instrumentos de comunicação(carta, televisão, telefone, rádio, internet, etc).E sobre este aspecto a educação deve direcionar sua práxis onde a criança desde cedo em contato com estes meios de comunicação, aprende a identificar esses instrumentos e como utilizá-los adequadamente.  
   E com este tema pode-se trabalhar muitas atividades pedagógicas pautadas nos eixos da educação infantil, e também o aprender brincando onde teoria e prática, e o meio estimulado propiciam a construção do conhecimento e a integração por parte da criança.
   Trabalhar com os meios de comunicação na educação infantil estimula a ludicidade e a criatividade da criança em atividades como a construção da televisão, rádio, dramatizações, simulações, como em um programa de auditório,o telefone de lata.Estes são apenas alguns exemplos, mas pode-se também trabalhar o estímulo a linguagem oral  escrita.
         
5-Objetivo:
5.1-Geral
- Conscientizar sobre a importância dos meios e comunicação
5.2-Específicos
-Levar os alunos a distinguirem e identificarem os meios de comunicação
-Valorizar os meios de comunicação
-Utilizar adequadamente os meios de comunicação
-Desenvolver a criatividade
-Desenvolver a leitura e escrita

6-Fundamentação teórica

"A escola precisa repensar urgentemente a sua relação com os Meios de Comunicação, deixando de ignorá-los ou considerá-los inimigos. A escola também não pode pensar em imitá-los, porque nos Meios predomina a função lúdica, de entretenimento, não a de organização da compreensão do mundo e das atitudes."

"A escola pode e precisa estabelecer pontes com os Meios de Comunicação. Pode utilizá-los como motivação do conteúdo de ensino, como ponto de partida mais dinâmico e interessante diante de um novo assunto a ser estudado. Podem os Meios apresentar o próprio conteúdo de ensino (...) bem como ser, eles próprios, objeto de análise, de conhecimento."

"Os Meios de Comunicação - o jornal, o rádio, a televisão, o cinema - podem ser utilizados como ponto de partida de um novo assunto, como pesquisa prévia para debates, como motivação, como estímulo."

"Os Meios podem ser utilizados também como conteúdo de ensino, como informação, como forma de passar conteúdos organizados, claros e seqüenciados, principalmente o vídeo instrucional, educativo o qual é útil para o professor, porque lhe dá a chance de completar as informações, de reforçar os dados passados pelo vídeo. Eles não eliminam o papel do professor; ao contrário, ajudam-no a desenvolver sua tarefa principal, que é a de obter uma visão de conjunto, educar para uma visão mais crítica."

"A escola precisa, enfim, no seu Projeto Educativo, considerar a questão dos Meios de Comunicação e da comunicação como parte integrante - e não marginal - do processo educativo integral do novo aluno-cidadão, visando construir uma sociedade realmente democrática."

7-Metodologia

1°dia

1° Atividade- Rodinha de conversa
Faremos uma rodinha de conversa sobre os meios de comunicação existente,e como nos comunicamos por palavras, através da escrita, gestos e através dos meios de comunicação(televisão, rádio,telefone,etc).Falaremos da sua importância e de como utilizá-los, bem de como cuidar quando se trata de bens públicos.

2º Atividade- Pintar
Será entregue aos alunos uma folha com imagens de meios de comunicação onde os mesmos devem falar os nomes dos meios de comunicação que estão desenhando.Em seguida deverão pintar o que eles já usaram.(Anexo 1)

3º Atividade- Quebra-Cabeça
A atividade será colocada numa folha de cartolina, e a professora deverá riscar atrás como uma quebra-cabeça, depois a figura será recortada e montada.(Anexo 2)
Observação:pode-se fazer também com gravuras de revistas.


2°dia

1° Atividade- Vamos telefonar
Entregaremos aos alunos uma folha de atividade onde irá conter um versinho que eles irão recitar juntos com a professora,em seguida os alunos observarão a imagem ou um telefone que está fora do gancho.Os alunos utilizarão barbante para representar o fio do telefone e após irão pintar.(Anexo 3)

2º Atividade- Ligue-Ligue
Os alunos irão receber a atividade onde terão de ligar os números para descobrir quais são as imagens que irão aparecer,e em seguida preencherão as vogais que faltam na palavra.E por fim irão colorir as imagens.

3º Atividade- Brincadeira
Faremos uma rodinha com cadeiras e ao tocar uma música os alunos devem passar o microfone um para o outro e quando a música parar,o aluno que estiver com o microfone na mão irá ter que falar o nome de um meio de comunicação que ele conhece, como por exemplo, televisão, telefone, rádio, etc.

3ºdia

1º Atividade-  Teatro
Os alunos irão assistir teatro sobre meios de comunicação.

2º Atividade- Construção da televisão
Construiremos uma televisão utilizando os seguintes materiais:
-caixa de papelão
-papel fantasia
-cola,tesoura,canetinha
-lã ou barbante
-2 palitos de churrasco

A técnica:
-Recortar em um dos lados um quadrado
-Encapar toda a caixa com papel fantasia
-Colar ou desenhar os botões de controle e escrever embaixo:volume,canais,cor,sintonia e brilho.
-Com lã ou barbante fazer o fio para ligar
(Anexo 5)
Após a construção da televisão a professora utilizará o fantoche e cantará uma música,os alunos irão brincar entrando na caixa de papelão com o formato de televisão, onde irão contar quem são seus personagens favoritos, e irão dizer também quais são seus desenhos favoritos. Os alunos irão cantar ou contar uma história, ou imitar um animal.

3º Atividade- Telefone de lata
Faremos um telefone de lata explicado no anexo 6.
4º dia

1º Atividade- telefone sem fio
Será feita uma roda, onde a professora irá dizer uma palavra no ouvido do aluno, onde será repassada um a um até chegar ao último aluno que dirá em voz alta a palavra que escutou e se está de concordância com a palavra que a professora falou no começo.

2º Atividade- Painel de meios de comunicação
Os alunos irão recortar de revistas, jornais, gravura de aparelhos que utilizamos para se comunicar e faremos um painel com papel bobina.

3º Atividade- Parque
Os alunos serão levados ao parque.

5º dia

1º Atividade- Visita do locutor
Receberemos na sala de aula a visita de um locutor de rádio, onde ele irá falar de sua profissão e fazer a gravação de seu programa em tempo real com transmissão via rádio, onde as crianças irão interagir perguntando, manuseando o microfone, mandando recados e os mesmos ouvirão suas vozes pelas ondas do aparelho.

2º Atividade- Desenho livre
Após a visita irão fazer desenho livre sobre o locutor e o rádio.

3º Atividade- Jogo da memória
Será aplicada a atividade o jogo da memória, onde as figuras apresentadas por meios de comunicação serão pintadas,recortadas e coladas atrás de uma cartolina, passando papel contact.Depois é só aplicar o jogo para as crianças.
(Anexo 7)

8-Avaliação
A avaliação será contínua através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, na sua socialização e assimilação dos conhecimentos.O instrumento de avaliação é a ficha de observações e será entregue aos pais nas reuniões.

10 comentários:

  1. Amei o seu projeto! Gostaria de saber onde localizar os anexos, para desenvolver com minha turma de Ed. Infantil. Agradeço antecipadamente. Cristina

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais do seu projeto!Só que gostaria de saber como ver os anexos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais do seu projeto!Só que gostaria de saber como ver os anexos.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber sobre os autores do seu marco teórico seu enbasamemto, e fundamentação dos conceitos dos autores

    ResponderExcluir
  5. Alguém conseguiu ter acesso aos anexos?

    ResponderExcluir