sábado, 26 de novembro de 2011

Sons da natureza e sons produzidos pelo homem

 PROJETO
IDENTIFICAÇÃO
Nome: Centro de Educação Infantil Ely Antonio Nardello
Turma: pré II          Turno: manhã         data: 01/09/2011
Professor regente: Jussara
Estagiário I: Daniel Passos
Estagiário II: Osmar Minski

TEMA: Sons da natureza e sons produzidos pelo homem
CONTEUDOS:
·    Linguagem oral e escrita ; ouvir, gesticular e reproduzir os sons.
·    Matemática; identificar juntamente com as crianças que há mais do que um único som.
·    Natureza e sociedade; socialização e a troca de experiências.
·    Música e movimento; a dança, as cantigas etc.
·    Artes; confecções de instrumentos com materiais recicláveis.
JUSTIFICATIVA:
O centro de educação infantil foi fundado no dia oito de abril de dois mil e nove. Está localizado na rua Santa Catarina  Nº 6000 no centro da cidade de Novas Laranjeiras.  O CMEI é dividido entre maternal II, pré I e pré II, contendo 37 alunos no total. O CMEI é auxiliado pela prefeitura Municipal de Nova Laranjeiras. O CMEI é coordenado pela diretora Maria de Lourdes Oliveira  e a pedagoga Elizangela, disponibiliza-se  06 professores, 03 possuem graduação em pedagogia e 03 magistério, tendo como clientela 37 alunos entre 02 e 05 anos, contamos também com o auxílio de 02  professores estagiários, uma cozinheira e três funcionário para serviços gerais, quanto ao espaço físico este CMEI possui uma recepção/secretaria, sala dos professores,  sala pedagógica e direção, refeitório, maternal I, maternal II, sala de troca, cinco salas de aula, enfermaria dois banheiros  para as crianças  e dois banheiros para os funcionários, uma área externa , parque com pátio , areia e grama , brinquedoteca, cozinha e lavanderia e almoxarifado. Este projeto tem como tema sons da natureza e sons produzidos pelo homem o qual visa desenvolver nos educandos a sensibilidade através da sonorização produzida pela natureza e pelo homem, serão  feitas atividades utilizando  musica, passeios observações no cotidiano dos alunos etc.
O objetivo principal é propiciar um ambiente favorável à aprendizagem no âmbito do afeto, da comunicação e da convivência, superando a exclusão por razões intelectuais, religiosas, econômicas, físicas ou culturais; criando a proximidade para que desenvolvam a percepção auditiva através dos sons da natureza e da musicalização e sons produzidos pelo homem.



OBJETIVOS

Objetivo geral:
Propiciar um ambiente favorável à aprendizagem no âmbito do afeto, da comunicação e da convivência.

 Objetivos específicos:

·    Trabalhar através da música a sensibilização auditiva e perceptiva;
·    Fazer com que as crianças percebam os diferentes tipos de sons da natureza;
·    Orientar as crianças sobre a poluição sonora;
·    Ensinar as crianças a confeccionar seus próprios instrumentos musicais e também tocá-los;
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A música é uma linguagem que comunica sensações, sentidos e passa por organização de som e silêncio. Está presente nas mais diversas situações. A afetividade a cognição e a estética são partes integrantes dela.

A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento  expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos ao lado da matemática e da filosofia. (BRASIL, 1998, p. 45)

A música é uma ferramenta que contribui para formação integral do ser
humano. Por meio dela a criança entra em contato com o mundo letrado e lúdico.
Ensinar utilizando-se da música, ajuda a criança a valorizar uma peça musical, teatral, concertos, pois, dando a oportunidade do conhecimento dos vários gêneros musicais ela tem a oportunidade de construir sua autonomia, criatividade, aquisição de novos conhecimentos e criticidade.
A criança não é um ser estático, ela interage o tempo todo com o meio e a
música tem este caráter de provocar esta interação, pois, ela traz em si ideologias,
emoções, histórias que muitas vezes se identificam com as de quem as ouvem.
Contudo, percebe-se que em todo o ensino há necessidade de uma mudança com relação à utilização da musica na Educação Infantil. Em algumas situações ela é utilizada em fins de higiene, hora do lanche, comemorações cíclicas, em outras situações a música nem aparece no planejamento como ela deveria ser explorada.
Um dos motivos alegados, pelo educador que não utiliza a música é não possui a formação em musica. Contudo, é preciso salientar que música na Educação Infantil significa o trabalho com linguagem musical, exploração dos sons, resgate cultural, repertório musical da infância, conhecimentos esses que não necessitam formação específica (musical) do educador. As atividades musicais realizadas na escola não visam a formação de músicos, e sim, através da vivência e compreensão da linguagem musical, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser.

METODOLOGIA
1ºdia, segunda-feira o professor inicia com uma exposição ora e escrita, falando sobre musica e sons da natureza e também outros tipos de sons produzidos pelo homem, logo em seguida ele disponibilizará de diversos sons da natureza e musicas para que os alunos comessem a perceber a diferença entre esses tipos de som, após ouvirem será feito um relado daquilo que foi ouvido todos falaram sobre oque foi ouvido. Ao final o professor colocará diversos tipos de musicas para que as crianças possam dançar de acordo com os ritmos de cada musica.
2ºdia,  terça- feira será  feita conversação com os alunos sobre oque será feito, combinação de regras dentro da sala, logo após será feito passeio/piquinique, próximo a um riacho/natureza, onde os alunos deverão observar e perceber os diferentes tipos de sons durante o trajeto até o lugar de destino,(canto dos pássaros, barulho do vento, barulho do rio, o ronco dos carros etc.)

3ºdia, quarta-feira  será feito um círculo com todos os alunos, no qual contarão como foi o passeio da aula anterior, eles devem expor oque observaram no passeio e também  imitar alguns sons observados, também será utilizado assovio para imitar o som dos pássaros. O professor imitará um som da natureza e os alunos  tentarão adivinhar som do que é.
           Será pedido aos alunos para trazerem para a próxima aula, sucatas, como latas, pedaços de madeira, litros descartáveis, tampas de panelas, tampinhas de garrafas, também grãos de feijão, para construírem instrumentos musicais para a bandinha.
4º dia, quinta-feira, será feita a seleção dos materiais trazidos pelos alunos, eles construirão seus próprios instrumentos musicais para formar a bandinha com o auxílio do professor. Utilizaremos, cola, fita adesiva, fios, etc. Num segundo momento, será tirado som dos instrumentos e explicado para os alunos, que são sons criados pelo homem, e que algumas vezes imitam a natureza.
5º dia, sexta-feira os alunos poderão tocar com os instrumentos que foram confeccionados por eles mesmos,também baterão palmas de acordo com  o ritmo da música, posteriormente dançarão de acordo com o ritmo tocado.
AVALIAÇÃO
 Quanto à avaliação dos educandos ela é formativa e continua, ou seja, observamos o desenvolvimento da criança no dia a dia em todas as suas práticas.

2 comentários: