sábado, 26 de novembro de 2011

Quem sou? (descobrir corpo humano brincando)


Projeto

1.       Identificação: centro municipal de educação infantil mundo encantado
Professoras: Daize de Paula e Raquel Rozetiski.
Turno: tarde
2.       Tema: Quem sou? (descobrir corpo humano brincando)
 Duração: 5 dias do dia 12 ao 16.
3.       Conteúdo:
3.1 linguagem oral e escrita.
Oralidade
Identidade
Higiene corporal
       3.2 natureza e sociedade
        Diferenças e semelhanças em relação do eu com o outro
        Percepção visual
       3.3  matemática
         Números
         Quantidades
         Raciocínio lógico
        3.4 Arte
         Identidade
         Pintura
         Corpo humano
        3.5 Movimento
          Coordenação motora
          Equilíbrio
          Ritmo
         3.6 Música
          Oralidade
          Coordenação
          Movimento
          Ritmo

4.       Justificativa:
      Este projeto tem o objetivo do conhecimento global do ser humano conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o individuo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, família, enfim, a sociedade.

5.       Objetivos
·          Objetivo geral:Compreender quem sou.

5.2 Objetivos específicos:
Desenvolver as diferentes funções do corpo humano estimulando através de atividades físicas e motoras a atenção, percepção, a linguagem oral, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc;
Conhecer o corpo como criação de Deus e obra perfeita onde cada elemento é fundamental p/ que possamos viver em equilíbrio;
Descobrir as partes do corpo humano, e suas capacidades de movimentos, funções e sentidos.
Reconhecer a importância de cuida do nosso corpo através da higiene corporal e mental p/ o bem estar;
Conhecer histórias e músicas referentes ao projeto;
Conhecer a estrutura geral do corpo humano;
Levar o aluno a se reconhecer como ser único e capaz.
Desenvolver a autoestima e a identidade pessoal;
Construí conceitos de forma, grandeza e posição;

6.       Fundamentação teórica.

    A escola infantil é um lugar de descobertas e de ampliação das experiências individuais, culturais, sociais e educativas, através da inserção da criança em ambientes distintos dos da família.
       As atividades lúdicas são de fundamental importância na educação infantil, pela possibilidade de proporcionar as crianças uma diversidade de experiências através de situações nas quais elas possam criar, inventar, descobrir movimentos novos, roldeara conceitos e ideias sobre o movimento e suas ações. E um espaço para que através de situações de experiências com o corpo, as crianças descobriam os próprios limites, enfrentem desafios, conheçam e valorizem o próprio corpo, relacionem-se com outras pessoas, percebam a origem do movimento, expressem sentimentos, utilizando a linguagem corporal, localizem-se no espaço etc.
       Cada criança possui inúmeras maneiras de pensar, de jogar, de brinca, de fala, de escuta e de se movimenta. Por meio destas diferentes linguagens é que se expressam no seu cotidiano, no seu convívio familiar e social, construindo sua cultura e identidade infantil a criança se expressa com seu corpo, através do movimento, o corpo possibilita a criança apreender e explorar o mundo estabelecendo relações com os outros e com o meio.
         Na teoria de Gordjin (apud Baecker, 2001), o movimento humano deve observar os seguintes pontos de referência: é uma ação de um sujeito que se movimenta; é uma ação vinculada a uma determinada situação concreta; e é uma ação relacionada a uma intencionalidade de movimento à qual este movimento se relaciona. Este autor afirma também que se movimenta adquire uma forma de compreensão do mundo pela ação.
     É dentro dessa perspectiva que surge a necessidade de proporcionar às crianças, na educação infantil, o maior número de experiências de movimento possível, onde elas possam adquirir formas de movimentar-se livremente, desenvolvendo sua própria relação com a cultura do movimento, experimentando os diferentes sentidos e significados do movimento, para, a partir de suas vivências, incorporá-las a seu mundo de vida.
     De acordo com Scheler (1975 apud Baecker, 2001), os significados do movimento que mencionamos acima a serem explorados no universo da educação infantil são: 1. Explorar (significado exploratório); 2. Configurar (significado produtivo); 3. Entender-se (significado comunicativo); 4. Comparar-se (significado comparativo, experienciar-se a si mesmo); 5. Expressar-se (significado expressivo) e; 6. Esforçar-se (significado adaptativo).
       Assim, entendendo que a criança tem como característica principal a intensidade de movimentos, compreendemos como de fundamental importância tratar das especificidades do campo do conhecimento lúdico na infância. Para isso, as reflexões suscitadas até aqui no sentido de se elaborar uma concepção didático-metodológica para ser desenvolvida na Educação Infantil que respeite a criança em seu desenvolvimento, trabalhando os aspectos cognitivos, sociais, afetivos e motores de forma integrada na busca de desenvolver o olhar crítico da criança para as relações sociais da sociedade em que está inserida, partindo da compreensão do seu mundo vivido.

7.       Metodologia.
→Conversa informal: O professor vai conversar com os alunos explicando o que vai ser trabalho no decorrer da semana, que vai ser o projeto quem sou;
→Brincadeira: O professor vai colocar uma música de fundo , e vai orientar que os alunos passem a mão por todo o corpo, após cada um vai contar qual a parte do corpo que achou mais interessante.
→Cada aluno deitará no papel bobina e fará o desenho do seu corpo, após vão ao espelho se observar, para após completar o que falta no desenho, o professor vai expor os desenhos;
→roda de conversa: o professor vai conversar com os alunos sobre o corpo humano, e vai deixar que os alunos se expressem livremente;
→Os alunos vão cantar e dramatizar a música da Xuxa: cabeça, ombro, joelho e pé.
→ Os alunos vão carimbar com tinta guache as suas mãos e seus pés, numa folha sulfite, em seguida vamos contar a quantidades de dedos;
→ cantar e dramatizar a música: Polegares (Eliana)
→ Atividade impressa: decorar as unhas das mãos e contar quantos dedos tem na atividade;
→ Brincadeira: caçador de tartarugas;
→ cantar e dramatizar a música Pop Pop (Eliana)
→ Atividade no pátio da escola: Os alunos vão fazer os movimentos que o professor pedir; após em sala os alunos vão ilustrar qual foram os movimentos mais difíceis que eles fizeram:
→ Brincadeiras: estatua e morto-vivo
→ Os alunos vão confeccionar um quebra-cabeça do corpo humano;
→ Contação de história: “Pedro sujo/ Pedro limpo”.
→ Roda de conversa sobre a história contada;
→ Ilustração da história contada;
→ Cantar e dramatizar a música:” meu boneco de lata”.
→ Teatro de fantoches: “Preguiça de tomar banho”.
→ Roda de conversa: O professor vai conversar com os alunos, sobre o teatro;
→ Os alunos vão ilustrar o teatro que foi apresentado pelo professor;
→ Conversa informal: O professor vai conversar com os alunos, sobre a importância da higiene corporal.
→ Brincadeira: “Banho seco”
→ Atividade impressa: colorir apenas os objetos que são de higiene corporal.

8.Avaliação:

A avaliação será realizada através da participação dos alunos no projeto.

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