domingo, 23 de outubro de 2011

o que é ler? o que é escrever?

O que é ler? O que é escrever? – “As faces de uma moeda”

O que é ler? O que é escrever? – “As faces de uma moeda”

ANDRADE, Cinthia de Oliveira. 1


...um livro, uma página de livro apenas, por menos ainda, uma simples gravura em um exemplar antigo, herdado talvez da mãe ou da avó, poderá fertilizar o terreno no qual a primeira e delicada raiz desse impulso começa a se desenvolver. Walter Benjamin

A leitura e a escrita estão, intimamente, relacionadas. Cognitivamente, funcionam como faces de uma mesma moeda, porque a leitura acadêmica ou de mundo é registrada em nossa produção textual e, ao ler como construímos, parceiramente, o significado do texto, estamos registrando a nossa palavra.
O exercício da leitura exige concentração. É uma atitude que põe em diálogo o leitor e o escritor numa relação de falas sem som. A leitura também pode ser compreendida como um exercício cognitivo solitário de refinação do raciocínio ( constitui o pensar através do processo de intersubjetividade).
A referida atividade, além de exigir silêncio e escuta, é uma busca da luz interior. Quando feita continuamente, contribui para o auto-conhecimento, pois o leitor vai elaborando suposições e as confirma ou as refuta ao longo do texto, portanto, verifica e/ou expande seu conhecimento.
Para SMITH 2 ( 1999:9), a leitura é a associação do que está atrás dos olhos com o que está a frente dos olhos, apenas descodificar e não encontrar sentido não é leitura. Então, a leitura é uma atividade que acontece por meio da antecipação, realizada através do conhecimento prévio e exige do leitor uma atitude reflexiva, a qual lhe favorece compreender e explicar as coisas .
O exercício da leitura nos tira da situação de conformidade diante dos acontecimentos sócio-históricos. Essa omissão inibe a inteligência, gerando no escritor o terror da página em branco e no leitor a indolência da página escrita. Assim, pode-se dizer que o ato de ler e o ato de escrever são atividades coincidentes que exigem do sujeito, decisão e vontade para superar a inércia cognitiva, que é o emperramento da inteligência.



__________
1 graduando Letras ( IV período). Professora do Ensino Fundamental I

2 SMITH, Frank. Leitura significativa. Trad. NEVES, beatriz Affonso. 3ed. Porto Alegre: Editora artes Médicas Sul Ltda. 1999.





Nesse contexto, GATÉ 3 diz que a leitura é uma atividade inteligente de construção de sentido. Ler é dar sentido a partir da escrita. Então as primeiras exigências da relação leitura/escrita é compreender e fazer-se compreender
O ler é o exercício cognitivo de captar o conhecimento, o desfecho de um raciocínio manifestado em um signo ou num escrito. Já o escrever é a manifestação externa da inteligência como resultado de elaboração da mente.
Ler e escrever são atividades que exigem: silêncio, concentração, raciocínio, solidão, etc. É muito difícil exercer estas atividades no meio de uma sociedade do ruído como a nossa. O silêncio e a escuta estão sendo cada vez mais escassos e exigentes para a realização das atividades de leitura e escrita. Essas atividades exigem imaginação e sensibilidade .
O exercício de escrever é, acima de tudo, aprender a cortar palavras. Já o ato de ler é, na verdade, o ato de reler. Por isso, o ato de ler, para ser completo, deve exigir o ato de escrever, que é sempre uma tarefa lenta e gradual. Não existe leitura rápida. Ler é uma arte. E toda arte exige tempo e ritual. No entanto, se a prática da leitura exige tempo, a prática de escrever não é diferente, exige também tempo e paciência.
Um texto bem escrito é fruto de muito treino e de muita teimosia, o que significa muitas horas de leituras atentas. Escrever bem não é só dom, mas dedicação empenhada de quem se põe na arte da escrita. Assim, o ato de escrever precisa de cultura, de conhecimento, de pensamento e de qualidade crítica. Esta bagagem de conteúdos só se consegue com muitas e cuidadosas leituras.
Para GATÉ, ler do mesmo jeito que escrever é uma atividade sociocomunicativa (...), é introduzir o universo do outro, do conhecimento do mundo e da cultura; escrever é alargar suas possibilidades de expressão e comunicação.
Ler e escrever são duas “faces da mesma moeda”. Assim, como a arte de ler exige assiduidade, a arte de escrever exige perícia. Para escrever bem não é determinante ter o domínio total da gramática ou das regras ortográficas. Se isto fosse o último critério todos os gramaticólogos seriam escritores, o que na experiência não confere. Há pessoas que não conhecem as regras da gramática e são excelentes escritoras.
Na verdade, escrever bem é sempre reescrever, o que significa achar as palavras adequadas para expressar com coerência o pensamento. Mas muita atenção nisto tudo: a base do ler e do escrever é o ato de pensar bem. O aprendizado não é simples e automático, ou seja, não se aprende a pensar a leitura e escrita, sem esforço e dedicação.
O cotidiano é uma escola permanente. Um ponto de apoio salutar para quem trabalha com a palavra escrita ou falada é adquirir o hábito de antes de falar organizar o raciocínio. Na relação entre emissor e ouvinte, escritor e leitor, isto seria uma prática importante. No dia-a-dia, deveríamos ser observadores atentos das formas de nossa comunicação e das formas de comunicação das outras pessoas do nosso convívio. Isto significa ter consciência da adequação ou não de nossas atitudes enquanto leitores/falantes/produtores ou ouvintes.



____________
3 GATÉ, Jean ~Pierre . Educar para o sentido da escrita. Ed: INEP

Pensar/ observar/ refletir são ações que nos dão condições de não corremos risco de sermos pegos de surpresa pela lógica clandestina ao ler/produzir um texto, de construir um significado superficial . É como nos diz Bartolomeu Campos Queiroz:

“(...)Não há liberdade maior e mais duradoura do que esta do leitor ceder-se à escrita do outro, inscrevendo-se entre as suas palavras e os seus silêncios. Texto e leitor ultrapassam a solidão individual para se enlaçarem pelas interações. Esse abraço a partir do texto é soma das diferenças, movida pela emoção, estabelecendo um encontro fraterno e possível entre leitor e escritor. Cabe ao escritor estirar sua fantasia para, assim, o leitor projetar seus sonhos (...)”






Referências bibliográficas

CAMPOS, Maria Inês Batista. Ensinar o prazer de ler. São Paulo: Olho d’água, 1999.

EVANGELISTA, Aracy A. M. Literatura Infantil na escola: leitores e textos em construção. Belo Horizonte: Formato. Cadernos CEALE. Vol II, Ano I, maio/96.

KAUFMAN, Ana Maria & RODRIGUEZ, Maria Helena. Escola, Leitura e Produção de Textos. Porto Alegre: Artmed, 1995.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor – Aspectos cognitivos da leitura. 2 ed. Campinas: Pontes, 1992.

MARTINS, M. H. O que é leitura. 19 ed., São Paulo, Brasiliense, 1994.

PRESTES, Maria Luci de Mesquita. Leitura e (Re) escritura de textos – subsídios teóricos e práticos para o seu ensino. 4ª ed. Catanduva, SP: Editora Rêspel, 2002.

SILVA, Ezequiel Teodoro da. Leitura na escola e na biblioteca. 5ª ed., Campinas / SP: Papirus, 1995.
_______________. Elementos de pedagogia da leitura. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998 (Texto e Linguagem).

SUASSUNA, Lívia. A leitura extraclasse: necessidades e possibilidades. Cadernos de extensão. Centro de Educação UFPE. n° 2, maio/1999. P. 93-98.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Projeto Hábitos de higiene pessoal na educação


Acadêmica: Adriana Peschisky Pawlak            
                Tema: Hábitos de higiene pessoal na educação
1- Identificação:

Escola situada em boa vista Passo Liso, Raquel de Queiroz, interior da cidade de Laranjeiras do sul, com atuação de 50 alunos da educação infantil.

2- conteúdo:
·          Contar história e conversar
            Duração: um dia
- Contar história sobre higiene do corpo. Sugestão de livro: “Vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola.
- Conversar com as crianças sobre a importância de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas limpas, lavar as mãos ao usar o banheiro e antes das refeições, escovarem os dentes, etc. Verificar através da conversa, os conhecimentos prévios dos alunos e os conceitos apreendidos.

·          Vídeos e atividades
            Duração: um dia
- Exibição dos vídeos:
   Ratinho Castelo Rá-tim-bum
   Ratinho escovando os dentes
   Musica- lavar as mãos (Eliana)
- Explicar a importância dos hábitos de higiene para a saúde e aparência.
- Pedir que os alunos identifiquem e coloram desenhos que envolvam objetos de higiene pessoal (sugestão de desenhos em anexo)

·        Artes
Duração: um dia
- colar lã ou barbante no lugar da piaçava.
- colorir de vermelho o retângulo na figura abaixo.
  (Sugestão de imagem em anexo)
·         Matemática
 Duração: um dia
- contar quantas escovas está dentro do conjunto, colorir as figuras iguais colocar em cada quadrinho quantos elementos tem cada conjunto, ligar a quantidade de figuras correspondente.

·         Natureza e sociedade
Duração: um dia
- ligar os objetos de higiene que começam com a letrinha abaixo, você sabe responder? Observar bem a ilustração identificar os nomes dos objetos de higiene que você conhece.
- montar um mural com vários rótulos de higiene pessoal.


3- Justificativa:

       O projeto Higiene Corporal, será desenvolvido por uma justa causa de introduzir o assunto em pauta em creches que deveria exercer com mais vigilância e obrigação de estar sempre cuidando e zelando pela saúde do corpo das crianças, mas não só em creches que temos a obrigação de estar por dentro do assunto sobre higiene corporal.
       É fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los. Após algumas aulas de observações e algumas discussões na própria creche, devido ao contexto em que está inserida, a escolha do tema do projeto “HIGIENE CORPORAL” deve-se ao fato de que alguns alunos apresentaram necessidades de cuidados com o seu corpo e por ser uma comunidade de baixa renda. Os alunos dessa creche são muito carentes e precisam de orientações de como cuidar do próprio corpo, sendo essencial educar para a saúde contribuindo para a formação de bons hábitos e atitudes.
       A higiene corporal é tratada como condição para a vida saudável. A aquisição de hábitos de higiene corporal tem início na infância, destacando-se a importância de sua prática sistemática. A infância é uma das fases mais decisivas na construção de condutas e a escola como uma instituição social é privilegiada pelo fato de poder desenvolver trabalhos sistematizados e contínuos. Os alunos precisam responsabilizar-se com crescente autonomia por sua higiene corporal percebendo-a como fator de bem-estar e como valor da convivência social. Portanto faz-se necessário contribuir com medidas práticas para que os alunos possam ter autonomia no cuidado com o corpo, como por exemplo, lavar as mãos antes das refeições e após as eliminações, limpeza de cabelos e unhas, higiene bucal e banho diário; favorecendo assim a saúde individual e coletiva. É fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los, é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los.
      Deveríamos ter motivos desde criança até quando idosos em nos preocupar com a higiene do nosso corpo e só assim teríamos uma boa saúde e retardaríamos as doenças e a velhice precoce. A tese do projeto é de conscientizar a Higiene do corpo, Percebendo que a higiene é importante em nossa vida, fazendo com que eles reflitam quais são as partes essenciais que deveremos limpar todos os dias do corpo, começando com a higiene bucal, lavar bem o rosto, e com asseio as partes intimas os olhos, as mãos e braços antes das refeições, lavando os cabelos sempre que sujos.
      Este projeto será de grande importância para a educação daqueles alunos, e será mais bem desempenhado com a colaboração de todos os funcionários daquela creche. Este projeto poderá estimular o bom comportamento dos alunos, quando se diz respeito à higiene, e através da empolgação dos alunos ou mesmo a resposta dos alunos as aulas, podem levar ao professor trazer mais novidades sobre o assunto para a sala de aula. Este projeto propiciará aos alunos além de boas práticas de higiene um entendimento interdisciplinar e desenvolvimento de raciocínio entre as cinco disciplinas: natureza e sociedade, artes musica, matemática, movimento, linguagem oral escrita.

4-Objetivo Geral
Estimular os hábitos e práticas de higiene para as crianças da educação infantil incentivando-as a conhecer e a cuidar do próprio corpo.

4.1- Objetivos Específicos

- Ensinar as crianças a identificar as partes do corpo;
- mostrar a importância da higiene no nosso desenvolvimento.
- Demonstrar a importância dos cuidados com o corpo e da higiene para a saúde;
- Identificar e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal

5- Fundamentação teórica:     

  Este projeto justifica-se pela necessidade de desenvolvermos e buscarmos metodologias de trabalho que estimulem a criatividade, capacidade de concentração e autonomia do aluno, bem como, ampliar a variedade de linguagens que permitam a descoberta de novos caminhos de aprendizagem e outras formas de conhecer e interpretar o mundo ao seu redor.
Trabalhar a música, bem como os jogos e brincadeiras, como formas de linguagem para a ampliação da aprendizagem é antes de tudo um fazer artístico, é mexer com a sensibilidade humana e suas emoções, abrindo canais de expressão e comunicação.
Segundo Weigel (1988), a partir das experiências musicais, o pensamento da criança vai se organizando. E, quanto mais ela tem oportunidade de comparar as ações executadas e as sensações obtidas através da música, mais sua inteligência e seu conhecimento vão se desenvolvendo.
        Com relação ao lúdico, jogos e brincadeiras, Munhoz (2000), afirma que o brincar enquanto promotor da capacidade e potencialidade da criança deve ocupar um lugar especial na prática pedagógica, tendo como espaço privilegiado, a sala de aula. Muito pode ser trabalhado a partir de jogos e brincadeiras. Contar, ouvir histórias, dramatizar, jogar com regras, desenhar entre outras atividades, constituem meios prazerosos de aprendizagem.
        Segundo Santos (1997), brincar é a forma mais perfeita para perceber a criança e estimular o que ela precisa aprender e se desenvolver.
Sendo a brincadeira resultado de aprendizagem, e dependendo de uma ação educacional voltada para o sujeito social criança, devemos acreditar, que adotar jogos e brincadeiras como metodologia curricular, possibilita à criança base para subjetividade e compreensão da realidade concreta.
Portanto, o potencial educativo da música e das brincadeiras é amplamente conhecido, pois levam o aluno a ter uma visão mais crítica, tornando-o atuante e participativo no processo ensino-aprendizagem.
6- Metodologia

1ª Dia.
 - A professora ira contar história sobre higiene do corpo. Sugestão de livro: “Vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola. Conversar com as crianças sobre a importância de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas limpas, lavar as mãos antes de ir ao banheiro e antes das refeições, escovarem os dentes, etc.

 2ª Dia
  - Apresentação de músicas sobre o tema
  Sugestão de música:
  O sapo não lava o pé (Conhecimento popular)
  Ratinho Escovando Os Dentes - Rá-Tim-Bum.
  Ratinho Tomando Banho – Ra-tim-bum.
Será brincado coma as crianças utilizando bonecos e bonecas, aproveitarem a brincadeira para ensinar os alunos a utilizar adequadamente os objetos de higiene pessoal, escova de dente, sabonete, toalha, escova de cabelo, cotonéte.

3ª Dia
 - serão exibidos alguns vídeos e musicas sobre higiene e pedir aos alunos identifique e colarem desenhos que envolvam objetos de higiene pessoal.
- Explicar a importância dos hábitos de higiene para a saúde e aparência.

4ª Dia
No desenho em anexo, as crianças irão.
- colar lã ou barbante no lugar da piaçava.
- colorir de vermelho o retângulo na figura abaixo.
A professora ira perguntar se as crianças ajudam em casa. Em seguida vão elaborar um mural ”como você ajuda a mamãe?”
- o professor ira escrevendo à medida que as crianças forem falando.

5ª Dia
- ligar os objetos de higiene que começam com a letrinha abaixo. (em anexo)
- observar a ilustração, e identificar os objetos de higiene pessoal, dar a utilidade de cada objeto utilizado na higiene.
- montar um mural da higiene com vários rótulos de higiene.

7- Avaliação.

A avaliação será processual, visando o desenvolvimento da aprendizagem e formação infantil.
Plano de aula

Objetivo:

- Estabelecer diferentes maneiras de relacionar som e movimento.

- ensinar as crianças a identificar as partes do corpo.

- Possibilitar o contato com diferentes sonoridades mecânicas (músicas gravadas), ou criadas pelos próprios alunos.

- Metodologia:

- A professora ira apresentar dois vídeos aos alunos, logo após iram conversar com eles sobre a importância da higiene pessoal destacado no vídeo, logo após pedir aos alunos identificarem objetos de higiene pessoal.

 Atividades:
- exibir vídeo, musica.

 Conteúdo:
Desenvolvimento das atividades
 
·         Vídeos e atividades
            Duração: um dia

- Exibição dos vídeos:
   Ratinho Castelo Rá-tim-bum
   Ratinho escovando os dentes
   Musica lavar as mãos (Eliana).
   O sapo não lava o pé.

- Explicar a importância dos hábitos de higiene para a saúde e aparência.

- Pedir que os alunos identifiquem e coloram desenhos que envolvam objetos de higiene pessoal (sugestão de desenhos em anexo)

Referencias:

Referenciais curriculares nacionais de educação infantil.

Saúde Bucal infantil. Disponível em: http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/OralHealthAtA. Cvsp?Cid=Br_googleoc_art_infantil.

Aprender Brincando.
Disponível em: http://professorajuce.blogspot.com/2009/03/higiene-i.html.

Higiene corporal.


Cronograma:


Horário

2ª feira
3ª feira
4ª feira
5ª feira
6ª feira
07h30min

Recepção
Recepção
Recepção.
Recepção.
Recepção.
08h00min

Café.
Café.
Café.
Café.
Café.
08h30min

Higiene.
Higiene.
Higiene.
Higiene.
Higiene.
09h00min as 10h00min
Lingu. oral e escrita
Movimento,
Musica.

Artes.

Matemática.

Natureza e sociedade.
10h30min a 11
Parque
Folhar livros infantis.
Brincar com jogos.
Parque.
Jogos.
11h00min

Almoço
Almoço.
Almoço.
Almoço.
Almoço.
11h30min

Higiene
Higiene.
Higiene.
Higiene.
Higiene.
11h30min,
12h30min
Soninho
Soninho.
Soninho.
Soninho
Soninho.